10 factos sobre o futuro da impressão 3D

Início » 10 factos sobre o futuro da impressão 3D
  • 3dprint

A evolução tecnológica da impressão 3D  transformou o que eram máquinas de prototipagem rápida em ferramentas / impressoras 3D capazes de produzir produtos finais. O que podemos esperar desta indústria no futuro?

1. “Adeus China”

Adeus Gina - futuro impressão 3D

“Made in China”. Parece que tudo que temos tem este rótulo. No futuro, os fabricantes chineses vão perder para a produção local, perto do cliente. Há alguns anos atrás a Harvard Business Review publicou um artigo chamado: “A impressão 3D vai mudar o mundo” onde previa que a impressão 3D ia devolver as vantagens do mundo da produção de volta às empresas que pensam e desenvolvem os próprios produtos.

2. Personalização de produtos

Personalização de produtos - Futuro da impressão 3d

A personalização em massa dos produtos torna-se viável, devido à natureza da tecnologia de impressão 3D. Para uma impressora 3D é indiferente se está a imprimir 500 peças iguais ou 500 peças personalizadas. Isso permite aos designers e aos consumidores uma customização mais fácil e mais barata.

3. Fabricar peças “impossíveis”

Möbius

Quanto mais complexo um produto é mais caro é fabricá-lo. A tecnologia de impressão em 3D permite construir geometrias extremamente difíceis, ou mesmo impossíveis de criar pela fabricação tradicional. Imagine uma faixa de Möbius. Para criar esta forma pelo fabrico tradicional em metal seriam necessários vários processos – criar uma tira de metal plana, dobrar e, finalmente, soldar para fechar a forma. Com uma impressora 3D é possível produzi-la num único ensaio.

4. Aparecimento de materiais inovadores

Quando nos referimos ao fabrico no geral, em que tipos de produtos pensamos? Produtos médicos não são a propriamente primeira coisa que nos vem à cabeça. No entanto, novos avanços na impressão 3D mostram um forte crescimento deste sector. Por exemplo, um novo material, composto por uma mistura de nylon e titânio, está a ser utilizado para a substituição do joelho com o objetivo de reduzir o tempo de reabilitação.

5. Mistura materiais

Multi Mateirias - Futuro da impressão 3d

As impressoras 3D mais avançadas, como é o caso das nossas impressoras Stratasys, são capazes de misturar materiais, combinando propriedades mecânicas, térmicas, eléctricas ou estéticas.

6. Reduzir quantidade de material utilizado

honeycomb 3d print

As impressoras 3D permitem criar peças utilizando estruturas alveolares rígidas que reduzem o uso de material, mantendo (e muitas vezes melhorando) padrões de resistência e durabilidade.

7. Fabricar peças mais rápido

Industria Mais Rápdida - Futuro da impressão 3d

A capacidade das empresas para criar protótipos sem ter que produzir moldes para amostras reduz drasticamente os tempos do processo de produção. Os produtos são rapidamente impressos, testados e se necessário revistos.

8. Imprimir será mais verde (ecológico)

A impressão 3D fará fabricação mais verde, economizar energia, não só durante a fabricação, mas também nos custos de transporte devido à localização da produção. Para além da redução da quantidade de material utilizado, a ciência tem também ajudado na pesquisa de novos materiais equivalentes (ou melhores) e muito mais ecológicos.

9. Fabricação híbrida

dmg_mori

Recentemente foi desenvolvida uma tecnologia que combina o processo aditivo de impressão 3D com o processo subtractivo de maquinação CNC (CAM), abrindo caminho para novas aplicações de fabricação.

10. Perturbação nas cadeias de fornecedores

Fornecedores - Futuro da impressão 3d

Muitas infraestruturas da cadeia de abastecimento ou fornecimento serão interrompidas e, em alguns casos eliminadas. Porquê? O fabricantes irão libertar-se da sua dependência de abastecimento e o stock será cada vez mais reduzido porque muitos dos produtos começam a ser produzidos internamente.

2017-07-18T17:39:23+00:00Mar 31, 2016 @ 16:57|
Subscreva a nossa Newsletter
Não perca as últimas notícias, tutoriais, webinares e muito mais!
Subscrever
Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
close-link