Honda personaliza acessórios com impressão 3D da Stratasys

Início » Honda personaliza acessórios com impressão 3D da Stratasys
honda-impressao-3d

Na esquerda – Protótipo da Honda, guarnição de farol de nevoeiro produzido pela impressora 3D Objet Eden500V. Na direita – O produto final.

O que pretende do seu automóvel? É um simples burro de carga, ou demonstra a sua personalidade? Cada vez mais, os vendedores de carros e clientes definem opções de estilo e acessórios para os seus veículos. Existe uma indústria inteira para suportar a personalização automóvel, e a impressão 3D da Stratasys está a melhorar o desenvolvimento e prototipagem num dos maiores produtores de acessórios do mundo.

 Mais de 200 formas de expressar a sua personalidade

honda-sir

Hiroshi Takemori, pesquisador sênior do departamento de planeamento de produção da Honda Access, incorporou a impressão 3D Stratasys no processo de design e produção, diminuindo o tempo de ciclo de projetos.

Honda Access Company Ltd com sede na Saitama Prefecture, Japão, criou e vendeu para o mundo inteiro peças personalizáveis para veículos da Honda. Cada modelo tem mais de 300 acessórios que podem ser adicionados para ir de encontro com a ideia do cliente e com as exigências da região. “Temos que levar em conta uma série de considerações, como as preferências regionais de um condutor, clima e condições de estrada para concessionar os componentes, oferecendo destintas especificações de acordo com as necessidades e exigências da localidade”, explica Hiroshi Takemori, pesquisador sênior do departamento de planeamento de produção da Honda Access.

O que se consegue personalizado? Jantes, espelhos, botões, partes da carroçaria e muito mais. Os cliente escolhem estas aplicações para que os seus veículos reflitam as suas personalidades. Takemori dá o exemplo do popular desportivo CR-V: “Nos Estados Unidos, este veículo tinha um público-alvo, pais que pretendem ir buscar e deixar os seus filhos na escola, mas na China é visto como um SUV moderno e com um status elevado. Desde que o corpo do carro seja construído para todo o mundo, apenas temos que usar acessórios personalizados para dar ao carro um toque da sua região.”

 Honda Access desenvolve-se mais rápido com os protótipos imprimidos da Stratasys 3D

honda-part

Impressoras 3D Stratasys permitem testar a montagem e funcionalidade, como assegurar que esta roda protótipo coincida com o espaço disponível.

Designers da Honda Access tem usado a impressão 3D nos seus produtos desenvolvidos desde 2006. A exigência interna levou a empresa a comprar uma Objet Eden500V para uso diário. Impressão 3D tem ajudado em pontos críticos no processo de desenho, incluído prototipagem e testes para montagem e funcionalidade. Os materiais PolyJet da Stratasys mais utilizados internamente são a linha Vero (rígidos opacos), no qual são pintados posteriormente para se aproximarem do produto final.

Prototipagem com a impressão 3D permite ao projetistas fazer dinamicamente modificações no design do produto. Como é um processo interno, tem permitido à equipa da Honda Access comprimir muito mais o seu calendário e eliminar atrasos na prestação de serviços ou permite trabalhar com processo mais lentos na maquinação.

Takemori introduziu as vantagens da utilização da impressão 3D, como parte do seu ciclo de produção de design: “Impressoras 3D permite-nos sincronizar o calendário do desenvolvimento com o próprio veículo, e ainda criar acessórios simultaneamente, melhorando ambos na qualidade e rapidez de todo o processo de prototipagem. A tecnologia vai-se tornar indispensável para os nossos negócios”

2017-07-18T17:58:27+00:00Ago 21, 2015 @ 10:58|
Subscreva a nossa Newsletter
Não perca as últimas notícias, tutoriais, webinares e muito mais!
Subscrever
Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
close-link