Hamburg Ship Model Basin (HSVA), produtor de barcos e fornecedor da marinha sediado na Alemanha, trouxe a tecnologia Stratasys para a sua empresa e conseguiu reduzir os prazos de entrega de componentes para barcos protótipos em cerca de 70% e uma redução de custos de 30%.

HSVA_1

A impressora Objet 3D Enden350V da Stratasys aumenta as capacidades de produção, reduzindo tempos em 70%.

Desde a instalação da impressora Objet Eden350V 3D, a empresa tem conseguido reforçado a rapidez na produção, protótipos plásticos de alta performance enquanto reduzem os custos de produção mantendo elevados padrões de qualidade e precisão.

“Um barco completo apresenta geometrias complexas e complicadas formas que devem ser reproduzidas em tamanho real” explica Michael Neumeier, Engenheiro Mecânico Designer na HSVA. “Para a produção tradicional de um protótipo de um leme em madeira ou plástico é necessário bastante habilidade, muito trabalho e tipicamente demora três semanas até finalizar o protótipo. Com a nossa impressora 3D Stratasys, nos conseguimos produzir peças dentro de um dia, mesmo depois de limpar, e está pronto para montar”.

“Com estas capacidades disponíveis internamente, a HSVA tem muito mais flexibilidade para responder às solicitações dos clientes de última hora. Por exemplo, um dos mais avançados sistemas de propulsão marítima é a unidade de propulsão azimutal (também conhecido como “Pods”), tipicamente extremamente difícil de reproduzir e montar.

“Passar a ser possível imprimir na nossa impressora 3D Stratasys tornou a montagem muito mais fácil. Isto viu-nos reduzir os prazos de entrega até 70%, o que resultou numa redução de cerca de 30% de custos significativa “, acrescenta.

 

Montagem de um leme imprimido, pelo qual foi produzido muito mais rápido que o método tradicional.

Montagem de um leme imprimido, pelo qual foi produzido muito mais rápido que o método tradicional.

Os componentes 3D imprimidos da HSVA são produzidos usando VeroGray, um material rígido opaco que oferece uma estabilidade dimensional excecional, detalhes muito pequenos, e superfícies suaves.  A única combinação de extrema precisão com um material de alta resistência permite aos modelos em VeroGray suportar os rigorosos procedimentos de testes realizados pela empresa.

“A integração de soluções de produção aditiva à HSVA na Alemanha, e a incrível diferença que está a ser feito no processo de conceção e produção, é indicativo de eficiência que tem relevado ganhos pela apreciação dos clientes.” diz Andy Middleton, presidente da EMEA Stratasys (Europa) “Avanços no material em particular, permite a produção de difíceis e realísticos protótipos que conseguem garantir um rigoroso e funcional teste durante a fase de desenvolvimento.

A gestão privada e independente da Hamburg Ship Model Basin (HSVA) tem disponibilizado serviços de investigação e consultoria por toda a indústria marítima no mundo, há mais de um século. A empresa tem influenciado e liderado os desenvolvimentos da tecnologia testada, métodos, uniformização de procedimentos por forma a resolver problemas hidromecânicos e estruturais durante o desenvolvimento de novos barcos e outros componentes marítimos.

O Leme 3D impresso na Objet Eden350V, produzido no material cinzento opaco rígido, VeroGray3D.

O Leme 3D impresso na Objet Eden350V, produzido no material cinzento opaco rígido, VeroGray3D.