Realidade Aumentada no Mundo Industrial

A tecnologia da Realidade Aumentada (AR) não está limitada apenas à ficção cientifica. Esta tecnologia, que combina o mundo real com dados digitais e está agora disponível tanto para o entretenimento como para o mundo industrial.

Como já foi dito, AR é adicionar informações virtuais à realidade, o que lhe permite receber informações em paralelo sem perder de vista o foco principal e se consiga ver a informação no contexto tornando-o mais útil. Para o mundo AR, a tecnologia industrial abre uma porta para partilhar informações sobre o produto internamente, quer seja num contexto mais conceptual ou de desenvolvimento, ou para uma simples demonstração.
Durante o processo de desenvolvimento, o produto virtual pode ser partilhado entre departamentos, que por sua vez poderão visualizá-lo neste contexto antes de iniciar a sua fabricação ou a produção do protótipo. Essa mesma tecnologia que ajuda a equipa de desenvolvimento, também auxilia o cliente a ver o produto mesmo quando não é possível uma demonstração ao vivo ou quando não existe em stock.

Outra das aplicações da AR no meio industrial, é o auxilio na instalação e manutenção de máquinas e de produtos. Graças à AR, podem ser dadas instruções de instalação aos operadores onde poderão ver como é feito todo o processo, qual a ordem de aplicação, que ferramentas utilizar, cuidados especiais, entre outros. Da mesma forma, no processo de manutenção de máquinas industriais, o operador pode processar as instruções diretamente, visualizando as peças que estão afectadas acelerando o processo. Tudo isto reduz o tempo de inatividade das máquinas e melhora o serviço ao cliente.

Beneficios do uso da Realidade Aumentada

  • Suporte visual especifico no contexto – instalação e manutenção.

  • Economia de tempo.

  • Retenção de custos – redução de despesas de formação e documentação em papel.

  • Melhoria de qualidade – controlando visualmente todos os processos.

  • Disponibilidade on-line de peritos e especialistas.

Estas e outras operações podem ser personalizadas consoante as necessidades de cada projeto. A TCA dedica-se à invocação e esta é uma ferramenta indispensável a qualquer organização que queira fazer parte da Industria 4.0.

Para mais informações acerca deste produto contacte a nossa equipa de especialistas.

Saiba mais sobre a Realidade Aumentada aqui…

Jun 19, 2017 @ 12:46|