6 razões para usar o Piping and Cabling

Fez a modelação do produto de acordo com as especificações e está tudo um espetáculo. Resta apenas uma coisa – escolher os caminhos para os cabos.

Assim que começa a trabalhar nesta parte, descobre que a melhor forma de traçar a rota dos cabos não é uma forma ótima. O design é mandado para prototipagem e quando volta, verifica que a instalação dos cabos não serve. O que poderá fazer senão começar do zero?

Piping Cabling

Podia contratar uma empresa de consultoria para tratar da instalação dos cabos, mas isso seria dispendioso e, na maior parte das vezes, lento. Boas notícias: Existe uma forma mais fácil – pode utilizar uma extensão que integra tubos e cabos no seu software existente. Não lhe parece mais eficiente e eficaz?

Se ainda não começou a utilizar as ferramentas de instalação de tubos e cabos no seu software CAD, aqui estão seis razões para o fazer.

1. As Ferramentas Piping & Cabling ajudam-no a encontrar os caminhos ótimos para tubos e cabos.

Se for como a maioria dos engenheiros, os produtos que lhe pedem para desenhar estão a tornar-se cada vez mais complexos. Têm, frequentemente, tecnologias hidráulicas ou elétricas, o que significa que também vai ter instalações de tubos e cabos mais complicadas.

No passado, estes percursos seriam deixados para o fim – desenharia o produto e depois encontraria o melhor caminho que funcionasse com o que tinha. Mas, pode já não ter o luxo de deixar este processo para o fim. Cada vez mais desenhadores estão a descobrir que encontrar um bom esquema de tubagens está entre o desafiante e o impossível. Infelizmente, eles só se estão a deparar com este problema após muito tempo investido na modelação.

Estas ferramentas ajudam-no a encontrar o percurso ótimo à medida que vai modelando. Pode começar o design dos cabos com um esquema 2D ou diretamente no seu ambiente 3D.

Piping Cabling

Instalação elétrica durante a Modelação 3D com a Extensão Creo Piping & Cabling

2. As Ferramentas Piping & Cabling encurtam o tempo de produção

Símbolos, conetores e acessórios padrão podem ser reutilizados, para que não esteja a reinventar constantemente um cabo ou um outro elemento. Estas ferramentas também o ajudam a evitar percursos problemáticos enquanto está a trabalhar no resto do modelo. Engenheiros que as utilizam desenham mais rápido e têm menos trabalho a refazer geometria.

3. As Ferramentas Piping & Cabling capturam e documentam informação esquemática e de produção.

As ferramentas de Piping & Cabling fazem mais do que apenas facilitar o seu trabalho. Cada alteração que faça no modelo, este atualiza automaticamente os esquemas e a documentação de produção, o que fará com que a construção e manutenção dos produtos finais sejam mais fáceis. Isto é especialmente útil durante a prototipagem, pois os percursos dos cabos não costumam ser documentados.

Piping Cabling

Esquemático gerado pelo software Creo Parametric

4. As Ferramentas Piping & Cabling podem ajudá-lo a eliminar protótipos físicos.

Acabou o seu modelo, colocou os cabos duma forma que funciona e construiu um protótipo. Se tiver que fazer alguma alteração no design que influencie os cabos, poderá ter que começar de novo com um novo modelo.

As ferramentas de mapeamento podem ajudá-lo a descobrir os melhores caminhos para os seus tubos e cabos, não apenas o que encontrou primeiro. E quando tiver feito alterações no seu desenho, os caminhos são automaticamente atualizados.

5. As Ferramentas Piping & Cabling funcionam para qualquer indústria.

Quer esteja a desenhar caminhos para cabos elétricos pequenos, tubos de grandes diâmetros ou algo pelo meio, as ferramentas de Piping & Cabling podem ajudá-lo a trabalhar mais depressa e de forma mais inteligente. Indústrias diversificadas como a aeroespacial, automóvel, sistemas de refrigeração, moldes, tratamento de águas, maquinaria industrial e de praticamente qualquer outra que se lembre utilizam estas ferramentas para otimizar os seus tubos e cabos.

Piping Cabling

Estrutura interna de um avião a jacto de combate (caça), incluindo os sistemas hidráulicos e de combustível

6. As Ferramentas Piping & Cabling trabalham em conjunto com o seu software de modelação existente.

Quem tem tempo para aprender a trabalhar com uma extensão de um outro software quando pode simplesmente adicionar algo ao programa que está a utilizar neste momento? Hoje, pode encontrar ferramentas que são integradas diretamente com o seu software de CAD. Logo, a curva de aprendizagem é baixa pois essa extensão funciona com a mesma interface a que está habituado. Por exemplo, opções como a Creo Piping and Cabling Extension (PCX). Também pode utilizar a ferramenta de visualização Creo View para partilhar esquemas, documentação e cablagem com toda a equipa de desenvolvimento do produto.

Jul 14, 2017 @ 9:52|