Uma questão que muitos designers de produto fazem é: “Quando é que devo começar a usar simulações durante o ciclo de desenvolvimento de produto?”

A resposta é simples, assim que tiver um conceito inicial ou um esboço. Fazer simulações em fases iniciais pode-nos identificar quais as melhores formas de projetar o produto.

Cerca de 80% dos custos de desenvolvimento são imputados nas primeiras fases de projeto, por isso é importante começar a reduzir essas mesmas fases o mais rápido possível. Além disso, alterações feitas em fases posteriores do desenvolvimento podem ser 20 a 100 vezes mais dispendiosas.

“A simulação ajuda-nos a diminuir possíveis erros de design antes de começarmos a adicionar detalhes ao nosso projeto”, diz Scott Gilmore, diretor de desenvolvimento de negócios da ANSYS.“Fazer simulações desde o início economiza tempo e dinheiro”.

Softwares de simulação em tempo real – como o Creo Simulation Live da PTC e o ANSYS Discovery Live – oferecem recursos de simulação excecionalmente rápidos no início do ciclo de desenvolvimento. Como resultado, esses softwares economizam dinheiro, aceleram o desenvolvimento e são ideais para explorar novas versões de design.

Como a simulação pode mudar o desenvolvimento inicial do produto

Assim que os projetistas fizerem alterações nos seus projetos, o Creo Simulation Live atualiza imediatamente as simulações. Em minutos podemos explorar, simular e converter grandes partes do design e criar produtos mais inovadores como resultado.

“No início do desenvolvimento, você simula o comportamento de um modelo conceptual que detalha aquilo que deseja que o produto faça”, explica Gilmore. “A partir daí, pode melhorar o design repetidamente, o Creo Simulation Live mostra instantaneamente se o desempenho do produto vai ao encontro do expectável”.

PTC Creo Simulation Live

O feedback instantâneo sobre o desempenho de um produto ajuda os engenheiros a eliminar problemas à medida que são projetados. Isso não só acelera o tempo de colocação do produto no mercado, mas também permite uma maior criatividade por parte dos engenheiros em desenvolver novos produtos.

“Como há mais flexibilidade para analisar vários conceitos no início do desenvolvimento, os projetistas têm mais liberdade para explorar novas ideias e inovar”, diz Gilmore.

Como levar a simulação à fase inicial de desenvolvimento produtos.

Normalmente, os projetistas não são especialistas em simulação, necessitam sim de ferramentas que, intuitivamente, os ajudem a tomar decisões. É desta forma que o Creo Simulation Live elimina toda a complexidade da simulação na fase de desenvolvimento de produto.

PTC Creo Simulation Live

“Os projetistas podem se concentrar nas ideias de design e como elas afetam o seu desempenho”, esclarece Gilmore. “Não precisam de se preocupar com a terminologia da malha, geometria ou simulação. Se o designer tiver uma compreensão geral da física, poderá utilizar o software praticamente sem nenhuma formação”.

Como benefício adicional, o Creo Simulation Live integra a tecnologia de simulação na interface do Creo, ajudando os utilizadores de CAD a aprender a utilizar a ferramenta com extrema facilidade. Também não existe a preocupação em importar a geometria para um novo conjunto de ferramentas. Todas as alterações que fizer no modelo CAD são atualizadas automaticamente.