Creo Unite Technology permite abrir e importar ficheiros de outros Softwares CAD

A tecnologia Unite no PTC Creo 4.0 permite que os modelos CAD de diferentes formatos ​​sejam usados ​​diretamente nos aplicativos PTC Creo Parametric, Creo Direct, Creo Simulate, e Creo Options Modeler. Por conseguinte, esta tecnologia reduz significativamente a necessidade de exportar os modelos para formatos neutros, e cria a possibilidade de compartilhar os modelos nos formatos nativos do cliente/ fornecedor.

Quais os formatos suportados pela tecnologia Creo Unite?

Os formatos suportados pela Tecnologia Unite no PTC Creo 4.0 são os seguintes:

PTC Creo Unite Technology

Como importar diretamente ficheiros de outros softwares?

1. Selecionar a Working Directory e clicar em Open.

2. Selecionar a extensão correta do ficheiro que pretende abrir, neste exemplo o modelo é nativo de CATIA, selecionar CATIA V5 CATPART (*.CATPart).

PTC Creo Unite Technology

3. Clicar em Open

PTC Creo Unite Technology

4. Caso seja necessário abrir com um Template e/ou adicionar opções de importação específicas, não realizar o passo anterior e clicar em Import.

PTC Creo Unite Technology

5. Para abrir com templates ativar “Use templates” e para alterar opções de importação clicar em “Details”. Verificar também que o sistema reconhece o tipo do modelo (Part ou Assembly).

PTC Creo Unite Technology

6. Com a configuração de importação pretendida poderá clicar no OK em cada janela e o sistema converterá todo o modelo.

Permite adicionar vários modelos de diferentes softwares no mesmo assembly?

O Creo Unite permite adicionar modelos de diferentes softwares no mesmo assembly, ou seja, cria a possibilidade de trabalhar num ambiente multi-CAD. Esta vantagem irá possibilitar melhorias nos prazos de entrega e na qualidade do produto, sendo que as equipas de trabalho conseguem despender mais tempo a inovar e menos tempo em tarefas sem valor acrescentado. Para adicionar os vários modelos ao assembly, é simples. Basta clicar em Assemble e selecionar a extensão correta.

É possível modificar uma peça individual sem converter o assembly completo proveniente de outro software?

Sim. Com o Creo Unite, não há necessidade de converter totalmente as montagens para modificar peças individuais. Com esta tecnologia é possível simplesmente converter as peças conforme sejam necessárias alterar. Para compreender a informação anterior, repare no seguinte exemplo:

1. Criar um novo assembly ou abrir um já existente, uma vez que é possível trabalhar num assembly com modelos de diferentes softwares CAD.

2. Adicionar o modelo (assembly) nativo de Solidworks através do Assemble e selecionar a extensão SolidWorks Assembly (*.sldasm).

3. Posicionar o modelo na posição pretendida, neste exemplo o modelo é montado por defeito (Default Constraint) e validar .

PTC Creo Unite Technology

4. Clicar em Ativate  na peça onde ocorrerá uma alteração de posicionamento do furo.

PTC Creo Unite Technology

5. Realizar a modificação, neste exemplo selecionar as superfícies do furo e no separador Flexible Modeling selecionar Move using Dragger .

PTC Creo Unite Technology

6. Automaticamente o sistema abre uma janela de confirmação, a questionar se pretende ou não converter esta peça. Clique em Convert e OK.

PTC Creo Unite Technology

7. Abre a janela Convert to new Creo models e pré-seleciona na Model Tree todos os modelos que são necessários converter para realizar a alteração anterior. Clicar em Convert automatically e Convert all occurrences of the components in other assembly levels.

PTC Creo Unite Technology

8. Clicar no Ativate no assembly principal (Unite.asm). Na Model Tree clicar com o botão direito do rato no Assembly principal do modelo adicionado (Assieme.sldasm) e selecionar Associative Topology Bus > Make Independent. Com o intuito de colocar a geometria independente do modelo proveniente do outro software.

9. Automaticamente o sistema abre uma janela de confirmação, a questionar se pretende quebrar a ligação ATB, uma vez que após confirmação não será possível retroceder.

PTC Creo Unite Technology

10. Clicar OK.

11. Verificar que as peças convertidas e agora independentes têm o símbolo de peça do Creo, tal como no assembly do modelo.

PTC Creo Unite Technology

12. Clicar no Ativate novamente na mesma peça, e de seguida já será possível mover o furo para a nova posição através do Move using Dragger , sem necessitar de converter todas as peças do modelo.

PTC Creo Unite Technology

13. Verificar que o Move foi adicionado com sucesso.

PTC Creo Unite Technology

Assista ao video e conheça melhor o Creo e a tecnologia Unite.

Nov 13, 2017 @ 16:04|