Um enchimento incompleto da cavidade, uma localização errada da linha de junta ou uma parede com espessura deficiente, podem arruinar o seu molde de injeção de plástico. Uma das melhores coisas que pode fazer quando desenvolve o molde é ter a certeza que está devidamente otimizado quando o envia para produção.

Com o PTC Creo é possível analisar o modelo e os problemas de enchimento do molde. Isto significa que é possível corrigir problemas, poupando a todos muito tempo e dinheiro. O PTC Creo Mold Analysis é uma aplicação de simulação de enchimento que lhe permite antecipar defeitos enquanto o projeto ainda está a ser desenvolvido no software CAD.

A análise do molde pode mostrar o padrão de fluxo durante o processo de enchimento em relação ao tempo. Uma mudança de cor drástica numa região significa que a velocidade de escoamento é menor do que noutra área. Um resultado optimizado mostra um fluxo equilibrado de cada ponto.

Para executar uma análise do seu modelo, siga estes 5 passos:

Passo 1: Definir o material

Clique em Applications > Mold Analysis. A tab Mold Analysis abre. Clique Mold Analysis > Material Setup. Na caixa de diálogo de configuração de materiais, selecione os materiais a partir da biblioteca de materiais. Se o material não estiver disponível na biblioteca, pode modificar as propriedades de um material já existente.

A caixa de diálogo Material Setup é usada para definir as propriedades do material do modelo

Passo 2: Definir os pontos de injeção

Na ribbon bar, clique em Mold Analysis > Gate Setup para adicionar pontos de injeção no seu modelo. É possível adicionar uma localização manualmente ou automaticamente. Pode ainda editar o diâmetro dos pontos.

Adicionar pontos de injeção manualmente ou automaticamente, em seguida, especificar o diâmetro.

Passo 3: Configurar a análise

Na ribbon bar clique em Mold Analysis > Analysis Setup para configurar as definições do processo de análise. Usando a caixa de diálogo, selecione as opções para simulações adicionais como por exemplo estimar o tempo de arrefecimento. Selecione o tamanho da malha de elementos conforme a precisão necessária para a análise. Depois de definir a condições para a análise clique em Run Analysis. Pode executar múltiplas análises alterando os materiais, os pontos de injeção e as condições do processo de enchimento.
Veja os resultados e a partir da ribbon bar, clique em Select Analysis. Selecione uma análise a partir da caixa de diálogo Select Analysis. Use a caixa de diálogo Result Advisor para ver os problemas encontrados na análise, clique no assunto para ver a solução sugerida.

Use o Result Advisor para ver a solução sugerida

Passo 4: Simular o tempo de enchimento

Na ribbon bar, clique em Mold Analysis > Melt Front Time > View Control. Na caixa de diálogo View Control, clique em Animation e em seguida, um clique no botão play. Certifique-se que o molde enche ao mesmo tempo.

Passo 5: Gerar um relatório com os resultados

Na ribbon bar, clique em Generate Report. Preencha os campos na caixa de diálogo Create Report e clique em OK para gerar o relatório. É possível gerar um relatório detalhado da análise diretamente no formato Microsoft PowerPoint (.ppt).