Com a impressão 3D o desenvolvimento de produto tem agora novas opções para peças protótipo, peças finais e também ferramentas. Mas todas estas novas opções exigem novos cuidados na construção dos modelos 3D.

thin-wall

Os desenhadores de modelos para impressão 3D necessitam de saber se o modelo irá sobreviver ao processo de impressão sem partir. Especialmente durante etapas sensíveis como a limpeza e o polimento. É também necessário entender como é que o suporte irá interagir com o modelo. Por exemplo, irá o material de suporte preencher zonas tão estreitas que será difícil a sua remoção?

A bandeja da impressora impõe algumas restrições de conceção e limita o tamanho de impressão. Para os projetistas pode ser também necessário definir parâmetros como, a resolução, acabamento e cores.

No passado, os designers exportavam os seus modelos para várias ferramentas de otimização. A partir de agora o PTC Creo 3.0 M040 (antigo Pro/Engineer) introduz um único ambiente onde temos a possibilidade de desenhar, otimizar, preparar e validar uma impressão 3D. Com esta nova versão, podemos:

  • Conectar e definir várias impressoras;
  • Identificar obstáculos à impressão, como aberturas estreitas e paredes finas;
  • Escalar e posicionar o modelo na plataforma;
  • Seccionar o modelo e garantir que não existem aberturas inesperadas;
  • Definir materiais, cores e acabamentos superficiais;
  • Guardar ficheiros CAD, movimentos de translação e rotação num STL.

Como começamos?

  1. Criamos o modelo no PTC Creo.
  2. Clicamos File>Print>3D Print para abrir a impressão 3D. Isto mostra o interface de utilizador para impressão 3D e um novo conjunto de opções. (As opções disponíveis variam com a impressora selecionada)
  3. ribbon

 

 

3. Se o sistema não estiver ainda conectado, clique Printer para selecionar a impressora. O seu modelo aparecerá agora na bandeja proporcional à impressora física. (Clique aqui para mais info.)

4. Clique Position para movimentar e rodar o modelo na plataforma utilizando o 3D dragger. (Se utilizar um uma impressora Stratasys, a opção Automatic Position irá otimizar automaticamente a posição dos seus modelos.

ribbon2

 

 

 

 

 

 

 

5. Clique no botão Display Support Materialpara visualizar a representação do material de suporte da plataforma. Esta é apenas uma estimativa que é feita automaticamente pelo software. Mas ao visualizar o material de suporte, poderá posicionar o modelo de outra forma para evitar zonas críticas em pós-processamentos (por exemplo, limpeza do suporte ou polimento).

ribbon3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Clique em Printability Validation para visualizar melhor aberturas que são demasiado estreitas ou imprimir paredes tão finas que podem correr o risco de partir durante ou após a impressão.

7. Clique em Calculate Build para encontrar as quantidades de material e de suporte, necessárias à impressão.

8. Sessões que não tenham conexão com impressoras Stratasys, clique Save a Copy para exportar o seu modelo, incluído os seus movimentos para um ficheiro STL.

9. Para sessões que possuem conexão com impressoras da Stratasys, irá encontrar a opção Print para iniciar o processo de impressão 3D diretamente.

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Termos e Condições e Política de Privacidade.
I Accept