Um designer de produto lida regularmente com requisitos estéticos elevados de superfícies de alta qualidade. A extensão ISDX do Creo ajuda-o a desenhar o seu produto através da modelação Freeform (livre) juntamente com modelação paramétrica. Esta extensão dá-lhe acesso a ferramentas de controlo que permitem manipular curvas e superfícies livremente de forma a que o seu produto seja tão bonito como o imaginou.

Segue-se um tutorial em como modelar o exterior de um aparelho eletrónico através de fotografias de vários ângulos.

Antes de se começar a modelação propriamente dita, é necessário importar as fotografias para os vários planos.

Interactive Surface Design Extension (ISDX)

Figura 1

1 – No separador View, clique no menu drop-down do grupo Model Display e selecione Images.

2 – Clique em Import do grupo Image.

  • Selecione o plano e a imagem correspondente.

3 – Através dos grupos Orientation, Fit e Scale, posicione a sua imagem conforme desejado.

4 – Repita para os outros planos.

Interactive Surface Design Extension (ISDX)

Figura 2

Iremos proceder agora à modelação propriamente dita.

1 – No separador TCA Part, clique em Point.

  • Selecione o centro de coordenadas utilizado para centrar a ponta frontal do apontador.
  • Crie outro ponto na extremidade traseira na separação entre a porção superior e inferior do invólucro do comando.
  • Clique em OK.
Interactive Surface Design Extension (ISDX)

Figura 3

2 – No separador TCA Part, clique em Style do menu drop-down do grupo Superfícies.

3 – Ative Show All Views na toolbar In Graphics.

Interactive Surface Design Extension (ISDX)

Figura 4

  • Nota: tente manter as vistas nesta disposição. Utilize a vista superior direita como a vista livre, de forma a ter sempre as 3 vistas imediatamente disponíveis.

4 – Ative apenas a Visualização de Pontos.

5 – No separador Operations, ative a opção Snap.

6 – Clique em Curve no menu drop-down Curve do grupo Curve.

  • O plano ativo, aquele em que irá desenhar, é o plano que tiver a grelha.
  • No ribbon, clique em Planar Curve e comece por delinear o contorno superior
  • Para iniciar a curva no centro de coordenadas, comece a desenhar a curva na vista isométrica. Irá ver uma pequena cruz indicando que existe geometria à qual a curva irá fazer snap.
Interactive Surface Design Extension (ISDX)

Figura 5

  • Clique para posicionar o primeiro ponto da curva no ponto criado em cima do sistema de coordenadas.
  • Continue a posicionar pontos ao longo da curvatura do objeto na vista lateral, terminando no segundo ponto criado, como mostrado.
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Figura 6

  • Reposicione os pontos até a curva estar do seu agrado e repita o processo para a curva de baixo.
  • Pode adicionar pontos, clicando com o BDR e selecione Add Point.
  • Clique em OK.

7 – Clique em Curve Edit do grupo Curve.

8 – Selecione a curva de cima e, em seguida, selecione o ponto da extremidade da esquerda.

9 – No Separador Tangent do Ribbon, mude a opção First Constraint para G2 – Curvature.

  • Caso seja necessário, reposicione os pontos da curva.
  • Repita o processo para a outra extremidade.
  • Clique em OK.

10 – Clique em Set Active Plane e escolha o plano da vista de cima.

11 – Clique em Curve.

  • Certifique-se que a opção Free Curve está ativa.
  • Comece por desenhar a curva na vista de cima do lado direito (Vista livre).
  • Desenhe os restantes pontos na vista de topo, exceto o último, que irá ser desenhado na vista livre e será coincidente com o ponto criado anteriormente.
  • Repare na forma da curva nas três vistas.
  • Clique em OK.

12 – Clique em Edit Curve.

  • Utilize a restrição Vertical nas duas extremidades da curva.
  • Pode agora editar as posições dos pontos nas três vistas.
  • Pode alterar a posição dos pontos de três formas:
    • BER – De forma livre
    • ALT+BER – Movimenta o ponto numa direção perpendicular ao plano ativo
    • CTRL+ALT+BER – Movimenta o ponto nas direções Horizontal ou Vertical do plano ativo.
    • Pode também alterar entre as 3 opções em cima no separador Point com a opção Point Movement Drag.
  • Na vista lateral arraste a posição utilizando ALT+BER e alinhe os pontos com a junção da parte superior e inferior do invólucro.
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Figura 7

  • Na vista de topo arraste os pontos com CTRL+ALT+BER para arrastar os pontos e alinhá-los com a extremidade.
  • Clique em OK.

13 – Limpe a seleção e clique no fundo da janela gráfica com o BDR e selecione o plano frontal para o ativar.

14 – Clique em Curve e selecione Planar Curve.

  • No separador References, ative a opção Offset e escolhemos o valor 25, para desenharmos a curva na zona de maior secção.
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Figura 8

  • Contorne metade da imagem e utilize o snap para agarrar a curva às três curvas existentes.
  • Edite a curva e utilize restrições Verticais em ambas as extremidades da curva e reposicione os pontos como desenhado.
  • Clique em OK.

15 – Repita o passo 14 mas agora com um offset de 65. Como não possui foto para esta parte da secção, desenhe-a com uma forma desejada.

16 – No separador View, clique na opção Images do menu drop-down do grupo Model Display.

  • Clique em Images do grupo Image, selecione uma das imagens e clique em Hide.
  • Esconda as outras duas imagens.
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Figura 9

17 – Clique em Visual Mirror na toolbar In Graphics e selecione o plano lateral.

18 – Clique em OK no ribbon.

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Figura 10

19 – No separador TCA Part, selecione Boundary Blend no grupo Superfícies.

  • Para o coletor da primeira direção escolha, por ordem, a curva superior, a lateral e a de baixo (as curvas a verde na imagem seguinte).
  • Para o coletor da segunda direção, escolha as duas curvas da secção (as curvas a vermelho na imagem seguinte).
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Figura 11

  • Altere as condições de fronteira na zona das curvas superior e inferior para normal, clicando com o BDR em cima dos dós círculos brancos com os três pontos.
  • Selecione o plano lateral.
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Figura 12

  • Clique em OK.

20 – Desative a visualização dos planos.

21 – Esconda a função Style 1 na Model Tree.

22 – Altere o Display Style para Shading with Reflections.

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Figura 13

As superfícies para o invólucro do apontador estão terminadas. A partir de agora, podemos utilizar o resto das funcionalidades do Creo Parametric 4.0 para terminar o design do invólucro. Usaremos as imagens para fazer os contornos para os cortes para os botões.

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Figura 14

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