4 razões pelas quais deve optar por uma solução PLM pronta a utilizar

Início » 4 razões pelas quais deve optar por uma solução PLM pronta a utilizar

Ao escolher entre uma solução out-of-the-box (OOTB) e uma solução onde terá de desenvolver e personalizar completamente, precisa primeiro de fazer esta questão: a premissa da minha empresa é desenvolver os melhores produtos e mais inovadores do mercado e centrar-se nessa tarefa ou está no ramo da programação e prefere gerir os seus esforços em função do desenvolvimento de um software PLM à sua medida?

É muito fácil cair na tentação em querer ter uma solução PLM completa e personalizável, e muitas organizações estão iludidas pelas promessas dos fornecedores de soluções personalizadas e acabam por não entender as armadilhas que poderão estar por trás disso.

Como engenheiros, temos a tendência em pensar que a melhor maneira de alcançar os nossos objetivos é fazer tudo sozinhos. Torna-se quase irresistível tentar resolver os problemas mais urgentes das suas empresas já que, literalmente não existem barreiras e existe um pressuposto de que as melhorias e upgrades serão feitas sem qualquer custo. Tudo isto parece ser perfeito demais para ser verdade. Mas as empresas rapidamente percebem que ter uma solução de PLM personalizável à sua medida desenvolvida na pela própria organização vai revelar-se um fracasso a curto médio prazo, vão existir problemas de performance, incompatibilidades, falhas de segurança, e tudo isto vai resultar num esforço acrescido para as equipas de engenharia e TI.

Aqui estão quatro razões de porque deve escolher uma solução PLM OOTB em vez de uma completamente costumizável desenvolvida pela sua empresa.

plm pronta a utilizar

1 – Conhecimento intrínseco

Se criar algo completamente costumizável, terá de criar e alocar recursos que, de outra forma seriam parte de uma solução OOTB. Uma OOTB já é provida de um conhecimento e melhores práticas que vêm sendo desenvolvidas por entidades competentes que trabalham com milhares de clientes e acumulam conhecimento ao longo do tempo.

2 – Adaptação e antecipação

Uma solução personalizada é perfeita se a sua empresa nunca mudar. No entanto, um problema muito comum com este tipo de soluções é que funciona bem neste momento, mas pode não funcionar num futuro muito próximo. Por exemplo, uma configuração especifica de realidade aumentada desenvolvida por si pode ser a melhor neste preciso momento, mas talvez daqui a três ou quatro anos os seus clientes podem exigir algo que não vai conseguir suportar. Uma solução OOTB já considera novas tendências antes de se tornarem requisitos e o investimento no desenvolvimento é muto superior do que se for feito dentro da própria empresa. Outro problema é, daqui a cinco anos quando a sua solução estiver desatualizada ainda terá os mesmos técnicos e engenheiros a trabalhar consigo? As soluções personalizadas exigem que você tenha uma massa crítica de conhecimento sobre como construiu a sua solução em relação ao OOTB, onde a responsabilidade pertence ao fornecedor.

3 – Economize dinheiro e aumente o valor

Quase por definição, uma solução personalizada consome mais tempo, recursos e dinheiro do que uma solução já pronta a usar. Os fornecedores de soluções personalizadas afirmam ter uma implantação mais rápida, mas isso não inclui a criação de aplicações que irão consumir tempo, dinheiro e o foco principal da sua empresa. Ao não usar os recursos da sua empresa para criar e desenvolver essas mesmas aplicações, vai agregar mais valor interino. Uma implementação mais rápida e segura significa que vai começar a trabalhar mais rápido em relação aos seus concorrentes o que certamente será benéfico para si e para a sua organização.

Afinal, soluções de classe empresarial não são construídas por kits de ferramentas, é mesma razão pelo qual não compramos peças para construir os nossos próprios carros, mais uma vez estamos a poupar tempo, dinheiro e esforços que podem ser usados para o que realmente é importante para as nossas empresas.

4 – Configure conforme necessário

Pode obter o melhor dos dois mundos com uma solução PLM pronta a ser utilizada que, ao mesmo tempo pode ser configurável para atender às suas necessidades. Os fornecedores de soluções OOTB podem antecipar quais os recursos e capacidades que os clientes desejarão variar e terão as configurações correspondentes disponíveis sempre que necessário. Da mesma forma, trabalhar com uma ampla variedade de clientes traz uma diversidade de conhecimento, necessidades e tendências exclusivas do setor permitindo a criação de opções personalizáveis compatíveis com o avanço.

O PLM personalizado pode servir durante alguns anos, mas depois pode ficar preso a uma tecnologia que vai ser ultrapassada e a sua concorrência, que optou por uma OOTB, vai-se adaptando de forma rápida, eficiente e sustentada. Não perca tempo e dinheiro ao tentar desenvolver uma solução à sua medida.

Saiba mais sobre o PTC Windchill.

2018-11-28T09:24:41+00:00Nov 27, 2018 @ 12:24|
Subscreva a nossa Newsletter
Não perca as últimas notícias, tutoriais, webinares e muito mais!
Subscrever
Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
close-link