Procura uma solução PDM? 5 considerações a ter em conta

Início » Procura uma solução PDM? 5 considerações a ter em conta

Um sistema de gestão de dados permite que as empresas aumentem a sua produtividade, impulsionem a inovação e assim ter um impacto significativo no sucesso do produto e por consequência o aumento dos lucros. Com todos estes aspetos em mente, eis o que procurar ao avaliar uma solução de PDM.

Capacidade de gestão de dados.

Para minimizar a quantidade trabalho que os engenheiros e projetistas devem fazer para aumentar os dados do produto além das suas próprias funções, procure um sistema PDM que lide com grande parte desse trabalho. Pretende que tenha uma visão integrada e única das informação e dados do produto, o que exige uma forte integração entre o sistema PDM e os outros principais sistemas da organização, como o CAD, o RP ou mesmo o Microsoft Office. Ao mesmo tempo, o sistema deve possibilitar que as equipas externas encontrem facilmente as informações que procuram.

Recursos de partilha de dados

A partilha de dados entre todas as partes interessadas no ecossistema de desenvolvimento de produto é essencial e deve funcionar num ambiente controlado. Para que isso aconteça deve procurar uma solução à medida, com funções e tarefas que tornem a informação acessível para que não engenheiros consultem os dados diretamente no sistema PDM, tanto num desktop ou num dispositivo móvel. Também é bastante útil que o sistema ofereça um espaço colaborativo seguro e com um suporte ao design em simultâneo.

Recursos de revisão de dados

Os sistemas de PDM avançados possibilitam que os engenheiros e projetistas analisem dados e documentos de CAD, comparem e forneçam outros dados, e que os utilizadores de não CAD tenham acesso automático a dados de produtos 2D/3D. Alguns sistemas ainda suportam a rastreabilidade, redefinições, validações e permitem revisões em tempo real de projetos 3D por meio de realidade aumentada. Procure por um sistema de PDM que forneça todos estes aspetos sem que haja interrupções durante todo o processo.

Implementação na Cloud

A grande maioria dos fabricantes utilizam os sistemas de PDM nas suas empresas. No entanto, muitos outros preferem soluções baseadas na cloud que permitem uma poupança nas despesas de TI, oferecendo um custo operacional previsível com um custo total mais baixo garantindo maior agilidade e escalabilidade. Ao considerar uma opção baseada na cloud, verifique se atende aos seguintes critérios:

  • Criado num servidor SaaS dedicado;
  • O fornecedor disponibiliza atualizações e melhorias;
  • A plataforma tem garantia de tempo de atividade e desempenho;
  • A solução é projetada em torno de medidas de segurança de proteção de dados;

Suporte futuro

Embora seja importante escolher uma solução PDM que atenda às necessidades atuais da sua empresa, é tão ou mais importante considerar o futuro. Procure uma solução que permita uma transição perfeita para um ambiente PLM (Product Lifecycle Management) mais completo. Além disso, perceba a estratégia do fornecedor na oferta de suporte a tecnologias e abordagens emergentes, com IoT, realidade aumentada e virtual.

2018-05-28T09:27:18+00:00Mai 28, 2018 @ 9:25|