A sua empresa já tem um Software PLM?

Início » A sua empresa já tem um Software PLM?

Num mercado cada vez mais exigente, tomar algumas medidas estratégicas pode ser vital para o sucesso da organização.

A dinâmica do mercado atual exige mais agilidade e inovação no processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços. É importante colocar no mercado produtos realmente inovadores e ao mesmo tempo diminuir os custos e o tempo de desenvolvimento.

As empresas que pretendam destacar-se no mercado, mantendo a sua saúde financeira e ampliando as possibilidades de crescimento, devem encontrar solução para as seguintes questões:

  • Como podemos inovar mais utilizando menos recursos?
  • Como podemos reaproveitar melhor os recursos existentes?
  • Como nos devemos diferenciar da concorrência?
  • Como reduzimos o tempo de desenvolvimento do produto?

As respostas a estas questões podem estar na implementação de um sistema de ciclo de vida do produto. Tem conhecimento do que é que faz este sistema? Que vantagens pode trazer para sua empresa?

Windchill

Afinal o que é o PLM?

O Product Lifecycle Management (PLM) consiste numa plataforma colaborativa que permite gerir todo o ciclo de vida de um produto, desde a criação até à distribuição.

A garantia que todos os departamentos da empresa acedem aos dados do produto permite a integração entre pessoas e processos, criando um fluxo de informação continuo e atualizado durante todo o processo de desenvolvimento do produto. Mais do que uma tecnologia, o PLM é uma estratégia empresarial que visa a integração e a organização entre as diferentes etapas do processo de produção.

Principais benefícios de uma ferramenta PLM

  • Gerir documentos, desenhos e outros dados do produto numa base centralizada;
  • Controlar revisões/alterações de documentos;
  • Melhorar a comunicação e a colaboração dos departamentos;
  • Aumentar a produtividade eliminando a duplicação de informação;
  • Minimizar erros e inconsistências entre equipas de trabalho;
  • Diminuir o time-to-market.

Recursos de um Software PLM

Gestão de listas de materiais (BOM): um produto normalmente é composto por dezenas ou centenas de materiais, peças, partes e outros constituintes. Esta ferramenta ajuda a acompanhar esta informação e permite gerir, visualizar e partilhar os dados com qualquer elemento da equipa dentro da empresa.

Gestão de versões: dar vida a um produto é uma tarefa difícil, e provavelmente haverá mudanças ao longo de todo o processo. A gestão de versões garante que haja um processo coordenado para planear, implementar e avaliar as alterações de um projeto ou processos relacionado com o produto.

Relatórios e análises: o armazenamento dos dados do produto é uma das principais características de um sistema PLM. Para uma melhor utilização das informações do produto, uma ferramenta PLM deve ter recursos de geração de relatórios.

Gestão de qualidade: estas soluções oferecem fluxos de trabalham que coordenam, gerem e rastreiam processos de qualidade de produtos interdepartamentais. Todas essas informações serão armazenadas num sistema PLM, tornando-se a única fonte de informação.

Gestão de dados do produto (PDM): um dos principais benefícios de uma ferramenta PLM é a gestão dos dados do produto, permitindo à organização, a gestão e análise da informação. Os departamentos envolvidos no processo de desenvolvimento e produção podem adicionar as suas próprias notas sobre as revisões feitas durante todo o processo. Tudo isto incentiva a colaboração interdepartamental dentro da organização, promovendo uma maior produtividade e aproveitamento no desenvolvimento dos projetos.

2018-07-23T11:01:45+00:00Jun 29, 2018 @ 14:36|
Subscreva a nossa Newsletter
Não perca as últimas notícias, tutoriais, webinares e muito mais!
Subscrever
Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
close-link