Fazer a gestão de ficheiros CAD e documentos associados pode ser uma verdadeira dor de cabeça, e quando não são geridos da forma mais eficiente perde-se tempo crucial que poderia ser usado em inovação ou na melhoria de produtos.

Muitos dos ficheiros que são gerados atualmente, são apenas utilizados uma vez devido à sua fraca rastreabilidade, e por consequência são duplicados ou refeitos por falta de conhecimento, causando problemas significativos na produtividade dos projetistas.

À medida que os dados do produto evoluem e mudam do longo do seu processo de desenvolvimento, alguns softwares de gestão, quer sejam PDM’s ou PLM’s, visam fornecer a todas as pessoas afetas ao projeto o acesso à versão mais atual, ao mesmo tempo que faz a gestão e acompanha todas as alterações e a evolução do produto desde a sua concepção até à venda.

Estabelecer as melhores práticas para manter o controlo e o acesso aos dados do produto pode ajudar a minimizar os erros e a duplicação de ficheiros. Para um perfeito funcionamento deste tipo de solução, é essencial que permita a colaboração entre equipas, controlo de revisões, manutenção e acompanhamento de conformidades, manter as relações entre ficheiros do mesmo produto e fornecer segurança e acesso aos dados do projeto.

Os seus principais recursos são: acesso centralizado a documentos, pesquisa completa por texto, check-in/check-out, controlo de versões, gestão de listas de materiais, gestão de alterações, gestão de requisitos, gestão documental, relatórios e análises, gestão de opções e variantes e gestão da qualidade.

Aqui estão algumas boas práticas que deve seguir para evitar o caos dos seus projetos.

Implementar um sistema de PDM ou PLM

Isto pode parecer um pouco óbvio, mas as ferramentas que estes sistemas oferecem, ajudarão e muito a gerir os dados dos seus produtos, oferecendo recursos integrados e automatizados para controlar revisões, gerir o acesso e a segurança, facilitar a colaboração, gerir relações entre ficheiros, etc

Estabelecer um processo de controlo

Isto é essencial se não possuir nenhuma solução automatizada. Este processo garantirá que os colaboradores estejam a verificar e a fazer as alterações de forma consistente.

Armazene todos os desenhos e projetos todos num único local

De preferência, guarde todos os seus trabalhos numa unidade de rede partilhada se não estiver a utilizar nenhum sistema PDM. É essencial criar um bom sistema de rastreamento de estrutura do produto. Ao fazer alterações no ficheiro, copie-o localmente primeiro, em vez de fazer alterações diretamente nos ficheiros originais. Isto ajudará a garantir que os ficheiros originais não sejam atualizados prematuramente sem passar pelo processo de controlo de dados. Quando as alterações nos projetos forem aprovadas, mova-as para o local de partilha e atualize as referências.

Mantenha um padrão consistente de nomeações dos ficheiros e controlo de revisões

Mais uma vez, isto é muito importante se não estiver a usar nenhum tipo de solução de gestão de ciclo de vida do produto. Certifique-se que está a usar nomes exclusivos para ficheiros, utilize prefixos e sufixos mantendo sempre uma ordem lógica e de fácil compreensão.

Muitas destas boas práticas descritas em cima podem ser, na melhor das hipóteses, uma abordagem que irá melhorar alguns aspetos e não uma “cura para todos os males”. Na realidade, implementar um sistema PDM ou PLM será sim a melhor solução para a sua organização, ela tem intrinsecamente, todas estas boas práticas.

A gestão eficaz dos dados do produto e de toda a gestão do ciclo de vida, ajudará os engenheiros/projetistas/desenhadores a encontrar rapidamente os ficheiros, controlar revisões de trabalho, reutilizar dados de um projeto de forma eficiente, colaborar em vários projetos, automatizar fluxos de trabalho, gerir relações entre ficheiros complexos e cumprir os padrões do setor onde está inserido.

Tudo isto resultará em melhores resultados gerais do negócio através de uma maior produtividade e colaboração, maior qualidade nos produtos e processos que permitirá que a sua empresa seja mais competitiva e lucrativa.

O PTC Windchill é certamente a solução mais completa do mercado e talvez a mais utilizada em todo o mundo. Suporta a integração com os principais softwares de modelação 3D como o Solidworks, CATIA, Siemens NX e Autodesk Inventor.

Saiba mais sobre o PTC Windchill