Quando o mesmo componente, ou o mesmo conjunto é utilizado em vários projetos, e que por sua vez temos conhecimento que no futuro também será necessário reutilizar, o ideal será guardar esse componente ou conjunto numa diretoria conhecida pelo utilizador. No entanto, ao adicionar o mesmo a um projeto, no futuro será necessário copiar os ficheiros para a diretoria do projeto, dar restrições de montagem, talvez editar alguns parâmetros, etc. Para rentabilizar o seu tempo de trabalho, poderá montar estes componentes ou conjuntos através da Biblioteca de Acessórios do EMX.

A elaboração de uma biblioteca de acessórios garante a diminuição do tempo do projeto, uma vez que a mesma oferece as seguintes vantagens:

  • Não é necessário copiar os ficheiros do componente ou conjunto para a diretoria de trabalho.

  • Colocar, de modo fácil e rápido, componentes ou conjuntos (eixo e plano; ponto, plano de montagem e plano de orientação; sistema de coordenadas;… )

  • Editar os parâmetros antes da montagem do componente ou conjunto.

  • Criar várias instâncias para as várias referências do mesmo componente ou conjunto.

  • Abrir caixa e colorir a mesma automaticamente.

  • Colocar parafusos no componente ou montagem, e abrir roscas automaticamente.

O exemplo seguinte demonstra como é simples configurar e adicionar à biblioteca de acessórios uma Chapa de Pressão. Sendo que a montagem da Chapa será realizada através de um ponto/ eixo e um plano de montagem.

PTC Creo - EMX Prokecto de Moldes

Antes de iniciar com a configuração do acessório, este terá que conter as entidades necessárias para a colocação do mesmo e a caixa em superfícies. Neste exemplo, a caixa terá que formar um único quilt de corte, ou seja as superfícies terão que estar “cosidas” umas às outras (Merge).

PTC Creo - EMX Prokecto de Moldes

Posto isto, já será possível iniciar o processo de configuração no Editor de Acessórios pelo módulo do EMX.

1 . No separador EMX em PEÇA, clicar no Editor de AcessóriosPTC Creo - EMX Projeto de Moldes.

PTC Creo - EMX Projeto de Moldes

2 . Clicar no Abrir ou ficheiro *.dat, selecionar o PRT do acessório e Open.

3 . Preencher os diversos campos no separador Lista de Materiais.

PTC Creo - EMX Projeto de Moldes

Nota:

O nome da peça é composto por:

<id> – Número de vezes que o componente é adicionado no projeto.

<pre> – Prefixo das peças no projeto onde o componente será inserido.

<filename> – Nome do ficheiro do componente.

Nome BOM é a descrição que se pretende visualizar na lista de materiais (espaço = *).

4 . No separador Referências de Montagem escolher que entidades serão necessárias ao colocar o acessório. Neste exemplo, escolher PTC Creo - EMX Projeto de Moldese em seguida selecionar o Eixo e o Plano de MontagemPTC Creo - EMX Projeto de Moldes .

PTC Creo - EMX Projeto de Moldes

5 . No separador Dimensões nominais, adicionar todas as dimensões que posteriormente serão modificadas PTC Creo - EMX Projeto de Moldes. Neste exemplo, adicionar o diâmetro e a altura da chapa, e editar o tipo de dimensão para EDIT, uma vez que se pretende editar os valores das dimensões manualmente. Caso o objetivo fosse ter uma tabela fixa de valores, o tipo de dimensão PULLDOWN estaria correto.

PTC Creo - EMX Projeto de Moldes

6 . No separador UDF’s, selecionar o quilt de corte através PTC Creo - EMX Projeto de Moldesdo correspondente aos Cortes e Roscas > Quilts corte.

PTC Creo - EMX Projeto de Moldes

7 . No separador Instâncias verificar que automaticamente foi adicionada uma instância. Caso o objetivo fosse ter uma tabela fixa de valores (como mencionado anteriormente), a adição de diferentes instâncias com valores tabelados seria neste separador.

8 . Para guardar toda a configuração realizada no Editor de Acessórios, clicar em PTC Creo - EMX Projeto de Moldes. Desta forma, o ficheiro de configuração (*.dat) é gravado na diretoria de trabalho.

9 . Na mesma diretoria será necessário ter no mínimo duas imagens, uma imagem nome*do*ficheiro_tn.gif que irá corresponder à imagem na Biblioteca de acessórios e outra com o nome*do*ficheiro.gif que irá corresponder à imagem no separador do Componente na Biblioteca de acessórios.

10 . Futuramente, num projeto EMX poderá utilizar sempre este componente basta editar a opção LIBRARY_PATH no EMX em PTC Creo - EMX Projeto de Moldes e modificar o caminho para a pasta onde terá todos os acessórios configurados por este método.

11 . Para adicionar o acessório no projeto, selecionar PTC Creo - EMX Projeto de Moldesno separador EMX Componentes, na janela Biblioteca acessórios selecionar a pasta do acessório em questão e por fim o acessório.

12 . No separador Componente e neste exemplo, poderá editar os valores nas dimensões e em seguida selecionar as entidades solicitadas. Verificar que o nome da peça, o parâmetro descrição e o Num foram atribuídos automaticamente, consoante o configurado anteriormente.

PTC Creo - EMX Projeto de Moldes

13 . Após a colocação do acessório, verificar que as cores presentes na caixa e a forma do mesmo estão presentes na chapa onde o acessório foi inserido.

PTC Creo - EMX Projeto de Moldes

Assista ao video tutorial

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Termos e Condições e Política de Privacidade.
I Accept