Até ao Creo Parametric 5 a árvore de modelo (model tree) era configurável através do ficheiro tree.cfg, na diretoria “%\PTC\TCA_Configs_Creo_5\env_display\modeltree”.

A partir do Creo Parametric 6.0 a model tree é configurável na interface do Creo, no qual todas as configurações/alterações vão ser guardadas automaticamente no ficheiro “creo_parametric_customization.ui”, na diretoria de arranque “%\creo_startin_6”.

É de sublinhar que a cada alteração o Creo Parametric guarda automaticamente o ficheiro creo_parametric_customization.ui na “Working directory” ativa.

1 – Abra a sua diretoria de arranque. Exemplo “%\creo_startin_6”.

2 – Verifique a data e hora de modificação do ficheiro creo_parametric_customization.ui.

3 – Inicie uma sessão do Creo Parametric. Verifique se está com a Working Directory na diretoria de arranque “%\creo_startin_6”.

4 – Crie um modelo Part, deixando o nome por defeito.

5 – Clique em Settings na model tree, selecionando Tree columns.

6 – Clique no drop down menu de Type e selecione Model Params. O seguinte quadro aparece como na imagem abaixo.

7 – No quadro do lado esquerdo, clique no parâmetro NUM e DESCRICAO, movendo-os para o quadro da direita através da seta.

8 – Clique em DESCRICAO e mova-o para a segunda posição no quadro da direita através da seta. Seguidamente faça o mesmo procedimento com o parâmetro NUM até à terceira posição.

9 – Selecione o parâmetro DESCRICAO, edite o valor Width para 12 e valide com a tecla ENTER, selecione o parâmetro PTC_MATERIAL_NAME, edite o valor Width para 10 e valide com a tecla ENTER.

10 – De forma a manter estas configurações clique em OK.

Podemos verificar que o sistema atualiza a alteração.

11 –Carregue no campo PTC_MATERIAL_NAME e altere o material para Polyvinyl_chloride.

Observe que através deste parâmetro na model tree é mais prático alterar o tipo de material.

12 – Crie um modelo Assembly, deixando o nome por defeito.

13 – Repita os passos 5 a 10 para configurar a model tree em assemblies. Deverá ficar a model tree como na imagem abaixo.

14 – Verifique na diretoria de arranque “%\creo_startin_6” se a data de modificação do ficheiro “creo_parametric_customization.ui” atualizou.

15 – Feche o Creo e volte a abrir uma nova sessão.

16 – Verifique se a model tree ficou configurada nos dois modos, Part e Assembly.

Nota: Se trabalhar com outros tipos de modelos (Sheetmetal, MFG, etc) deve repetir o mesmo processo.

Video demo

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Termos e Condições e Política de Privacidade.
I Accept