Tutorial – Como criar Mapkeys no PTC Creo

Início » Tutorial – Como criar Mapkeys no PTC Creo

Mapkeys são macros que permitem que, múltiplos comandos no PTC Creo sejam executados em série, emitindo um único comando. Tornam o interface do utilizador personalizável oferecendo melhorias de produtividade.

Lista de Mapkeys TCA

Tutorial

1 – Clicar em “Mapkeys” 

  • Se não tiver o icon pode procurar por mapkeys no “Command Search”

2 – Pensar o que quer que a mapkey faça e o nome que lhe vai atribuir (isto é importante pois pode ajudar na atribuição do atalho de tecla se quiser atribuir um). Se pretender uma mapkey para export ficheiros STEP o nome pode ser “Export Step” e o atalho de tecla “es”

3 – Depois de escolher o nome e atalho de tecla, deve confirmar na lista de mapkeys se já existe alguma com atalho de tecla parecido que possa entrar em conflito

– Neste caso já existe uma mapkey com o mesmo atalho “Esconder Sólido” e por isso deve escolher um atalho novo

Tipos de conflitos possíveis:

  • Já existir uma mapkey com o mesmo atalho de tecla
  • Já existir uma mapkey cujo atalho de tecla está no início do atalho de tecla que escolheu. Exemplo: Escolheu o atalho de tecla “cd” e já existe uma mapkey com atalho de tecla “c”

*O que acontece nestas situações é; ao escrever “c” a mapkey com esse atalho de tecla é iniciada automaticamente, não deixando escrever o “d”

4 –  Clicar em “New” e preencher os quadros:

  • Keyboard Shotcut (atalho de tecla)
  • Name
  • Description (opcional)

5 – Clicar em “Record” e executar os cliques que quer repetidos ao usar a mapkey

  • O sistema não grava cliques na área gráfica
  • O sistema grava os cliques na árvore mas apenas a posição na árvore do item selecionado
  • Se pretende selecionar um item por nome, ou outra regra pode utilizar a ferramenta de busca “Find”  durante a gravação da mapkey

6 –Se a mapkey que quer criar pode ter em determinada fase vários inputs possíveis que pretende definir na altura de execução da mapkey (Exemplo: Ao criar um drawing pretende escolher que formato quer utilizar), pode clicar em “Pause”, escrever o texto que quer que o sistema apresente (Exemplo: Escolher formato) e depois em “Resume” para continuar a gravar

6 – Depois de terminar a gravação da mapkey, deve agora gravar em ficheiro para ficar acessível quando reiniciar o Creo. Para isso, clique em “Save” com a nova mapkey selecionada. Como destino, deve escolher a diretoria de arranque.

  • Boa Prática: Para manter uma boa organização no ficheiro config.pro deve de seguida organizar o código da mapkey dentro do ficheiro config.pro em Notepad/WordPad
Vídeo tutorial
For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Termos e Condições e Política de Privacidade.
I Accept
2018-09-13T15:15:15+00:00Set 6, 2018 @ 16:48|