O Creo View é um visualizador simples e poderoso, permitindo manipular vários tipos de ficheiros de modelação, incluindo modelos CAD 3D, desenhos 2D e realidade aumentada. O Creo View facilita o processo de comparação e validação dos dados do projeto e das peças.

Com esta aplicação é possível fazer análises de projetos de forma mais rápida e com maior qualidade, com uma melhor colaboração entre o utilizador e a equipa de projeto, de forma a gerir os produtos com uma melhor qualidade a um menor custo.

Requisitos:

Para efetuar este tutorial com as peças anexadas, necessita de ter o PTC Creo 5.0 instalado.

Modelos 3D:

Faça o download dos ficheiros aqui.

Tutorial

Abaixo é apresentado um exemplo de um modelo onde o artigo sofreu alterações. Neste caso, as alterações foram feitas propositadamente para este tutorial, de forma a ser mais fácil explicar e visualizar as alterações na comparação com o Creo View MCAD.

1 – Abra duas sessões de Creo Paramétrico, uma com a peça CAMARA_V1.PRT e outra com CAMARA_V2.PRT, e observe as diferenças. Nas imagens abaixo (figura 1 e figura 2) estão indicadas as alterações manipuladas.

Figura 1

Figura 2

2 – Crie dois drawings, CAMARA_V1.DRW e CAMARA_V2.DRW, usando template TCA_A4_V.DRW que se encontra no fichiero de download, figura 3. Escale a vista superior do lado esquerdo (recorrendo ao Properties da mini toolbar) para 0.6mm em cada um dos drawing.

Figura 3

3 – Guarde cada um dos drawing no formato PDF, CAMARA_V1.PDF e CAMARA_V2.PDF, figura 4.

Figura 4

4 – Abra o CREO VIEW MCAD. Clique em Open , que se encontra na barra superior, e selecione os dois PDF criados anteriormente, CAMARA_V1.PDF E CAMARA_V2.PDF, e clique em Open da janela Open File, figura 5.

Figura 5

5 – Uma janela Create new PVS File é exibida. Digite Teste_Comparacao no campo Name e clique OK, figura 6.

Figura 6

6 – Uma janela Open: camara_v1.pdf é exibida. Selecione a opção Drawing e clique OK, figura 7.

Figura 7

7 – Uma nova janela Open: camara_v2.pdf é exibida. Selecione também a opção Drawing e clique OK, figura 8.

Figura 8

8 – Na janela do Creo View MCAD, no separador Viewables que se encontra no lado esquerdo, os dois ficheiros que foram importados estão apresentados em lista. Selecione os dois ficheiros com o CTRL, clique com o BER (botão esquerdo do rato) e selecione a opção Compare Selected, figura 9.

Figura 9

9 – Na área gráfica é apresentado uma sobreposição entre os dois ficheiros PDF, em que o ficheiro camara_v1.pdf e o ficheiro camara_v2.pdf é exibido a cor vermelha e cor verde respetivamente, figura 10.

Figura 10

10 – Esta diferença de tonalidades permite ao utilizador ver de uma forma simples as diferenças entre os ficheiros, figura 11.

Figura 11

11 – O utilizador ainda tem a possibilidade de ver as diferenças através de outras configurações apresentadas na Ribbon do Compare. Ver ambos, como na figura acima, ver apenas a camara_v1 com o Show A, ver apenas a camara_v2 com o Show B, ver as diferenças apenas na camara_v1 com o ShowA-B e vice-versa com o Show B-A, ver apenas as diferenças comparando os dois com o Show Difference, e ver as zonas de sobreposição com o Show Overlap.

O utilizador pode ainda alterar a cor para cada um dos ficheiros e fazer um outro alinhamento entre ficheiros, figura 12.

Figura 12

É possível com o Creo View MCAD fazer comparação entre ficheiros PRT e comparação entre ficheiros DRW, no entanto é sempre necessário exportá-los para PVZ. Em muitos casos não são disponibilizados ficheiros PRT e DRW para se efetuarem essas exportações.

No caso de refazer um orçamento de um produto, moldes entre outros, apenas com o PDF e com o Creo View MCAD pode ser feito o ajuste necessário ao mesmo.

No vídeo abaixo, pode verificar que é possível fazer estas comparações.

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Termos e Condições e Política de Privacidade.
I Accept