Para os engenheiros, todos os detalhes levam uma eternidade a carregar e posteriormente cria um atraso ao manusear o modelo CAD.

“Os engenheiros nem sempre precisam de todo esse nível de detalhe”, diz Steven LaPha, um administrador de CAD e PLM da NASA. “Eles só precisam de o suficiente para fazer o trabalho.”

Este é o motivo que muitos utilizadores do PTC Creo, que trabalham com conjuntos grandes, utilizam as Simplified Reps.  Uma Simplified Rep retira os detalhes do seu modelo (Master Rep), aliviando o CPU e a memória. Estas Simplified Reps de modelos complexos são rápidas e fáceis de criar, e existem inúmeras formas de o fazer.

Quão detalhado pretende o seu modelo seja?

Numa apresentação recente, LaPha descreve as diferentes formas de como utilizar as Simplified Reps. De facto, ele propõe um sistema que divide os modelos simplificados em 10 níveis distintos (ver a imagem seguinte).

Vários níveis de simplificação.

Em seguida mostra como criar alguns desses modelos simplificados.

Neste exemplo de um modelo simplificado, o LaPha exclui todo o hardware e peças a abaixo de um tamanho especifico.

Criar uma Simplified Rep utilizando regras

Se pretende explorar mais algumas possibilidades, tente definir uma simplified rep criando um conjunto de regras para especificar o que o sistema irá e não carregar quando abrir o seu modelo.

Para criar um conjunto de regras, siga as seguintes etapas:

1 – Com um conjunto aberto no Creo, abra o View Manager
2 – Clique em Simp Rep> New para criar um novo conjunto de regras. Em seguida, digite um nome para o novo conjunto.

Ao utilizar a caixa de diálogo View Manager, é possível criar uma simplified rep com regras ou editar um conjunto de regras existentes. 

3 – Na caixa de diálogo Edit, na coluna Rule, utilize a seta para baixo para alterar a regra do conjunto principal para Graphics Rep.

Especifique as peças que devem ser excluídas da sua Simplified Rep utilizando a caixa de diálogo Edit. 

4 – Ao utilizar as setas drop-down na coluna Rule, selecione manualmente as peças que pretende incluir ou excluir da representação e, em seguida, clique em OK, ou tente os passos abaixo para criar regras automáticas.

  • No Model Rules, clique em Edit Rules. A caixa de diálogo RULE abre (ver imagem em seguida), permitindo a configuração das novas regras para a sua Simplified Rep.
  • Clique no botão + para adicionar uma nova regra. Em seguida, clique no BDR na Condition da nova regra, selecione New e digite um nome para a nova condição.

Na caixa de diálogo RULE, clique com o BDR na Condição de uma nova regra para editar os atributos da regra.

  • Defina os atributos da regra na caixa de diálogo Rule Editor, que é mostrada abaixo. Clique em Add New após especificar os atributos que irão pertencer à regra. Uma lista de atributos de regra é exibida no Query Builder.
  • Quando terminar de editar a regra, clique em OK.

Utilizando esta caixa de diálogo, é possível definir condições para as quais partes do seu conjunto serão incluídas e excluídas na simplified rep.