Tutorial – Trabalhar com peças importadas utilizando o Flexible Modeling

Início » Tutorial – Trabalhar com peças importadas utilizando o Flexible Modeling

Trabalhar com ficheiros CAD que possuam várias fontes pode ser um processo difícil, pois, vários formatos são incompatíveis. De acordo com um questionário da PTC que envolveu mais de 7000 fabricantes, 50% deparam-se com desafios ao importar modelos de outros softwares CAD. Quando os modelos não podem ser importados, os desenhadores ou engenheiros são obrigados a recriá-los do zero, o que se torna numa tarefa lenta e custosa. Mesmo quando é possível importar modelos, 60% das pessoas considera que modificá-los pode tornar-se, também, num desafio.

Aqui é onde o Creo Flexible Modeling Extension (FMX) entra. Com o FMX, desenhadores e engenheiros podem reutilizar dados contidos em ficheiros CAD e modificar facilmente a sua geometria.

Editar Modelos Importados Independentemente da Fonte

Separador Flexible Modeling no Ribbon

Figura 1 – Separador Flexible Modeling no Ribbon

Com o Creo Parametric, pode importar modelos de ficheiros neutros como STEP ou IGES ou de outros softwares CAD. A partir daí, é possível utilizar uma variedade de ferramentas que ajudam na seleção de geometria de forma rápida e inteligente, incluindo seleções com base na forma da geometria. Após a escolha das entidades desejadas, o Creo FMX permite a modificação direta da geometria importada.

Figura 2 – Dragger 3D

Utilizando um Dragger 3D intuitivo, pode movimentar a geometria selecionada para uma nova posição. O FMX certifica-se que entidades relacionadas, assim como raios e chanfros, são tratadas sem qualquer problema. Existem outras ferramentas de edição de geometria, assim como o Offset, Substitute (Substituir), Mirror (Espelhar) e Remove (Remover).

Figura 3 – Patterns no Flexible Modeling

Ao utilizar estas ferramentas de edição, pode adicionar Design Intent que esteja em falta ao modelo importado. O FMX também suporta o reconhecimento e edição de Patterns e simetria, permitindo adicionar funções inteligentes parametrizadas à geometria importada. Os Patterns podem ser redefinidos, podendo-se alterar a quantidade de instâncias.

Como pode ver, ao trabalhar num ambiente muiti-CAD, existem dois benefícios significativos nas funcionalidades do Creo Parametric e do Flexible Modeling; por um lado, poupa bastante tempo e esforço ao eliminar a necessidade de recriar modelos e, por outro, modificar modelos importados deixa de ser um problema.

2018-04-11T15:01:31+00:00Jun 1, 2017 @ 15:53|
Subscreva a nossa Newsletter
Não perca as últimas notícias, tutoriais, webinares e muito mais!
Subscrever
Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
close-link