As tabelas BOM (Bill of Materials, Lista de Materiais) podem ser utilizadas para detalhar a localização e o número de peças incluídas no assembly para os fabricantes, utilizadores ou até mesmo para o departamento de compras.

Também pode detalhar peças e assemblies com balões BOM, que são indicações circulares num drawing de um assembly que exibem os componentes listados na tabela BOM. Os balões BOM estão fixos à tabela da lista de materiais (BOM). Se selecionar uma linha da tabela, o balão correspondente é destacado, e vice-versa.

O Creo já possui balões BOM já prefeitos que podem conter um parâmetro ou até mesmo dois em simultâneo em que um dos parâmetros será sempre a referência do item. Nem sempre essa referência interessa e há necessidade de colocar um outro parâmetro.

Este tutorial tem como intuito demonstrar como se cria um símbolo balão que, quando chamado para o drawing apresenta parâmetros que mais se adequam ao utilizador.

1 – Abra o ficheiro DRW e observe que já existe uma tabela de repeat region com ITEM, DESCRIÇÃO e MATERIAL e respetivos valores para os três componentes do assembly.

2 – Clique em Switch Symbols, no separador Table, para verificar os parâmetros usados na repeat region. No caso da coluna DESCRIÇÃO o valor é asm.mbr.descricao e no caso da coluna MATERIAL o valor é asm.mbr.material.

3 – Clique no separador Annotate, para criar um símbolo novo.

4 – Clique em Symbol Gallery no drop down Symbol. Uma janela Menu manager irá surgir.

5 – Clique em Define e digite BOM_2_PARAMETROS como nome do símbolo e valide a operação.

7 – Clique na função Line (que se encontra no lado direito da janela) para criar uma linha de separação do balão.

8 – Clique sobre a seta do rato que se encontra na janela Snapping References e selecione o círculo. Com o BMR finalize a seleção das referências.

9 – Clique com o BDR e selecione a opção Angle e digite 0. Clique a partir do centro do balção para criar a linha tanto para a esquerda do centro como para a direita do centro.

10 – Clique na função Note na ribbon e nova janela de menu manager irá aparecer. Selecione a opção Centre para digitar o texto ao centro, selecione a opção Make Note e por fim clique na zona superior do balão.

12 – Clique novamente na função Note na ribbon e em Make Note para criar a outra notas e selecione a parte inferior do balão.

13 – Digite \material\ , valide, clique com o BMR e clique em Done/Return.

14 – Clique em Atrributes no menu manager. Uma janela Symbol Definition Attributes irá surgir. Clique na opção Radial Leader e Pick circle do separador General. Clique no círculo criado previamente.

15 – Clique no separador Variable text e observe que as duas notas criadas anteriormente estão no campo Select variable text to preset values. No campo Preset values for: reescreva o valor para o respetivo parâmetro:

  • Descrição –mdr.descricao
  • Material –mbr.material

Para escrever o valor, deve clicar no parâmetro que se encontra na janela do texto variável.

16 – Clique em OK para fechar a janela.

17 – Clique em Done no menu manager.

18 – Irá voltar ao drawing inicial. Clique em Write no menu manager. Observe o caminho onde o símbolo irá ser guardado e valide. Clique em Done.

19 – Clique em Create Ballons – By view no drop down Create ballons no separador Table para colocar o balão criado anteriormente.

20 – Clique na vista onde pretende colocar o balão. Observe que os balões que foram colocador são os por defeito do creo, com o número do item (faça o switch symbols caso pretenda ver a informação da tabela).

21 – Selecione toda a tabela repeat region e com o BDR selecione Properties. A janela Table properties irá abrir.

22 – Clique sobre o separador BOM Ballons e selecione o drop down Type, procure pelo Custom.

23 – Clique sobre Browse e procure pelo símbolo sym.

24 – Clique Open e OK. Observe que o balão anteriormente colocado, foi substituído pelo criado neste tutorial.